Como o software de gestão agiliza processos?

software-gestao-agilidade-processual

Com o passar dos anos a rotina está cada vez mais apertada, e o tempo tem se tornado algo escasso, e como não podemos ganhar mais horas no dia, desperdiçá-las se torna um crime, tanto para sua vida pessoal quanto no ramo empresarial. Tratando-se do segmento corporativo o fator tempo é ainda mais importante, afinal, o antigo mantra ainda prevalece: “Tempo é dinheiro”, e em tempos de crise, essa moeda se tornou ainda mais valiosa.
Por conta da preciosidade que horas de trabalho representam, não há mais a possibilidade de emprega-las de forma improdutiva e desmedida e como em tudo na vida, é preciso otimizar o tempo em uma empresa, e assim se concentrar em produzir mais, em vez de perder tempo – e consequentemente dinheiro – com tarefas manuais e antiquadas.

Para isso existem os softwares de gestão! Responsáveis por dinamizar o fluxo de trabalho em uma corporação, tornando mais fluída a comunicação entre os diversos setores inseridos nesta, e reduzir os custos operacionais de processos, evitando o retrabalho e falhas antes corriqueiras.

Tarefas como levantamento de estoque costumam levar muito tempo e requerem uma boa quantidade de pessoal concentrado em uma única tarefa, muitas vezes paralisando algum outro setor da companhia. Com um bom software de gestão, é possível reduzir os custos operacionais desse e de outros procedimentos. Além disso, a automação dos serviços possibilita uma redução de pessoal, impactando os gastos da empresa com funcionários em excesso. A atualização de planilhas também se torna mais eficiente e rápida, já que a integração exige que elas sejam atualizadas uma única vez, e não uma vez a cada departamento, o afamado retrabalho.

PROCESSOS_SOFTWARE-DE-GESTAO

A integração entre os departamentos, é sem dúvida um dos maiores benefícios trazidos ao implementar um software de gestão. Por meio deste, as informações sobre o cotidiano empresarial (como médias de venda, gastos, estoques e etc) permanecem registradas e cuidadosamente organizadas, devido a catalogação por módulos, correspondentes a cada setor. Por conta disso, seus dados empresariais permanecem ao alcance de alguns cliques facilitando reuniões, onde as decisões precisam ser tomadas de uma forma ágil, por dispensar a necessidade de ir até os departamentos em questão para acessar suas planilhas específicas e assim prosseguir com a pauta. Para os cargos de mais alto escalão, um sistema virtual de gerenciamento representa o ápice do controle ao seu negócio. Já que ele proporciona uma visão ampla de tudo que está acontecendo sob sua supervisão, facilitando que problemas sejam identificados e resolvidos rapidamente, seja de dentro da sede ou por acesso remoto.

A princípio, um sistema desse porte pode parecer útil apenas em grandes corporações, mas, a verdade é que ele tem se popularizado entre as pequenas e médias empresas (PME), principalmente porque essas dispõem de um número menor de funcionários, que deve estar focado em produção e divulgação, e não em processos burocráticos e repetitivos como os preenchimentos de planilhas descentralizadas. Para o dono desse pequeno negócio, ainda lidando com a inexperiência de um novo investimento, as obrigações que envolvem o trabalho podem ser desesperadoras, levando a uma situação incômoda, causada por contas atrasadas e multas que poderiam ser evitadas com o uso do gerenciamento virtual. Em questões de custo, os valores vêm reduzindo drasticamente, em parte pela lei da oferta e procura, tendo em vista os inúmeros softwares de gestão oferecidos atualmente no mercado, e em parte pela evolução nos serviços de cloud computing. Esse último reduz os gastos com hardware de armazenamento (datacenters) sendo que a empresa pode armazenar todos os seus dados na nuvem, deixando-os disponíveis não apenas em suas sedes, mas também para profissionais habituados ao home office, basta conectar-se à rede, acessar remotamente seus servidores, e todas as informações necessárias para um dia de trabalho estarão disponíveis em seu notebook, tablet ou até smartphone.

As corporações estão gradativamente entendendo porque a aplicação de um software de gestão não é apenas um gasto qualquer, mas, um investimento que contribuirá para o dia a dia mais tranquilo. A principal vantagem dessa implementação, está em fazer o que antes era impossível: ganhar tempo! Evite horas desperdiçadas com retrabalho, preenchendo planilhas imensas repetidas vezes, e tenha tempo para focar no que realmente importa: oferecer um excelente produto ou serviço aos seus clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *