Diferenças entre Sistema online x instalado

prós e contras sistema online x instalado

Prós e Contras

Atualmente tem se discutido bastante os meios de armazenamento a serem utilizados nos ambientes corporativos. Não existe mais a necessidade de ter incontáveis salas exclusivas para amontoar os documentos, informações e contratos, já que com a tecnologia outras formas podem, e devem ser exploradas. Hoje em dia uma das maneiras mais comuns acontece quando o documento é digitalizado e armazenado nos computadores ou servidores da empresa, sem a necessidade de impressão. Este meio possibilita um maior fluxo de informações em menos tempo pela rede da empresa, que pode ser local ou hospedada em nuvem.

Como ficou evidente, até mesmo no meio digital existem variadas opções de armazenamento e processamento de dados. Os três principais são os computadores off-line (Que podem até se conectar à internet, mas não aos outros computadores da empresa), redes locais e a cloud computing.

• Computador off-line

Esta forma de armazenar as informações de uma determinada empresa ainda é muito usada e útil para uma enorme quantidade de empresas, em sua maioria as de pequeno porte. É um meio que permite um fácil manuseio de dados, fácil compartilhamento na internet e dos citados o que possui mais baixo custo (pode haver exceções). Não é possível acessar as informações contidas no computador em outras plataformas e computadores, porém este apresenta um diferencial que é o de dispensar conexão com a internet ou com uma rede local.

• Redes locais

Usando um conceito muito parecido com o do meio citado anteriormente, as redes locais interligam os computadores de uma dada corporação criando uma rede interna, podendo ou não haver a conexão direta com a internet. É uma forma que facilita o compartilhamento de informações entre os computadores corporativos, por exemplo, uma troca de dados entre setores de uma mesma empresa. O tráfego das informações em muitos casos pode ser limitado, um exemplo disso é a existência de um computador na rede local com infraestrutura inferior, dessa forma limitando a banda. Outro ponto não tão interessante que vale a pena ressaltar, é que para a criação de uma rede local com o mínimo de segurança e usabilidade, faz-se necessário o uso de alguns dispositivos de hardware, em outras palavras, será necessário reservar espaços físicos para conter a arquitetura devida.

• Cloud Computing

A “Computação em nuvem”, assim como é chamada no Brasil, é uma nova tendência no mundo do TI que tomou conta da maioria das empresas, podendo estas serem de pequeno, médio ou até grande porte. Este termo deriva da noção de podermos acessar de qualquer lugar, ou plataforma, sistemas sem a necessidade de tê-los instalados nos computadores locais, diz-se que os dados são armazenados e processados na nuvem. Para que isso ocorra, é necessário que seja contratado um serviço de hospedagem de sistema online de algum provedor, dessa forma, todas as informações serão armazenadas nos servidores locais da empresa provedora, e até mesmo o processamento de dados pode ser feita mediante esse serviço.

sistema online• Sistema Online ou Software instalado

Para evitar alguns problemas comuns, como erro de compatibilidade, hardware limitado, e outros, a adoção de sistema online no gerenciamento de empresas está se tornando bastante comum. O sistema online apresenta diversas vantagens quando comparados ao software instalado, essas que já foram apresentadas na própria definição dos meios de armazenamento e processamento, e também serão mais detalhadas abaixo.

Vantagens e desvantagens do Sistema Online: O grande problema desta forma de armazenamento é quando, por algum problema, não há conexão com a internet, ou à rede local, o que faz com que todo o sistema fique inacessível (caso este seja 100% online). Por outro lado, a disponibilidade online é um dos maiores benefícios desse tipo de sistema, já que dessa forma é possível acessar de qualquer lugar e em qualquer plataforma, sem se preocupar com a compatibilidade do sistema com o hardware.

Vantagens e desvantagens do Software instalado: O que ainda é muito comum atualmente, tanto pelo medo de arriscar algo que pareça mais complicado ou até mesmo pelos seus benefícios no geral. Estes que também são notáveis, que é a possibilidade de acesso mesmo quando não há conexão com a internet, mais confiança na presença e segurança dos dados.

O fato é que cada empresa deve procurar um sistema ERP que se adapte às suas necessidades e contribua para o seu crescimento.

O Brascomm é um sistema ERP online totalmente na nuvem, completo para o seu negócio atende pequenas e médias empresas. Se você tiver interesse em conhecer os serviços, acesse: brascomm.net.br e confira todas as funcionalidades que ele pode oferecer a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *